Educação
Prefeitura de Santo Amaro das Brotas – SE iniciará ano letivo da rede municipal de ensino com aulas remotas.
A Prefeitura de Santo Amaro das Brotas, deu início nesta terça-feira, 23, a Jornada Pedagógica com a Formação on-line dos professores para início do ano letivo de 2021 nas 7 escolas que compõem a rede municipal de ensino. No total, cerca de 1500 mil estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) iniciarão as aulas de forma remota, através de uma Plataforma de Educação criada especialmente para essa finalidade, em conformidade com a Resolução CNE nº 2 de 10 dezembro de 2020, que define medidas de retorno às aulas com atividades não presenciais, o ensino híbrido, até que se possa de forma gradual e segura retornar às aulas presenciais em tempo de pandemia.
Mesmo com um início de ano letivo diferente dos demais, as escolas iniciam o período buscando criar vínculos com os estudantes e também com as famílias. Na Escola Municipal de Nelson Ferreira, localizada na Rua Euclides Paes Mendonça, a equipe diretiva aproveitou o primeiro dia de formação para adaptar seu planejamento diretivo para os encontros remotos. Segundo o Msc. Demerson Tavares – Coordenador de Educação Híbrida da Secretaria de Educação de Santo Amaro das Brotas, as aulas iniciarão no formato híbrido de educação, respeitando os planejamentos de encontros síncronas e assíncronas, aproveitando o máximo dos recursos disponibilizados pelo portal de Educação do Grupo Ser Digital em prol da educação, até que seja possível aliar também com os encontros presenciais.
“Criamos um Portal de Educação, grupos de WhatsApp de cada turma, Apostilado para aos alunos que não tiverem acesso a internet e inserimos os professores e alunos. Estamos realizando encontros de formação dos professores, realizaremos reunião de pais e mestres para explicar como tudo acontecerá e nossa aula inaugural será dia 29/03 com todos os alunos da rede, abrindo assim a semana de ambientalização com o novo formato, que será para a criação de vínculos. Aproveitamos o primeiro dia de aula para entrega dos livros didáticos, apostilas e na medida em que os professores forem elaborando o material para o portal, também haverá impressão das atividades para os alunos que não tiverem acesso.”, explica as coordenadoras da SEMED.
“As aulas acontecerão à distância pelo Portal de Educação, ao vivo (síncronas) e através de apostilados, exercícios, vídeos, fóruns, trabalhos e pesquisa. No entanto, já disponibilizamos um setor da SEMED [Secretaria Municipal da Educação] para que os diretores possam fazer a impressão do material que será distribuído impresso para os alunos que não tiverem acesso ao portal. Estamos seguindo o calendário organizado pela Secretaria e, mais uma vez, este será um ano de desafios a serem enfrentados e estamos preparados para minimizar o máximo possível o prejuízo causado pela pandemia aos nossos estudantes”, garante a Secretária Municipal da Educação, Profª Elizabeth Costa.
O Prefeito Eng. Paulo César se fez presente saudando aos profissionais da educação e parabenizou a todos desejando forças, paciência neste momento de pandemia em que temos que buscar um caminho novo “a inovação educacional” através do ensino hibrido e das aulas remotas e disse “nesse conjunto de engrenagem todos nós juntos seremos mais fortes”.

Reproduzir vídeo

VESTIBULAR 2024 INSCREVA-SE

Dados Pessoais
Curso Pretendido
Enviar
Olá 👋
Podemos te ajudar?