A FAIND surge no cenário da Educação Superior no momento em que este sinaliza grandes desafios, mas também, muitas oportunidades. Profissionais e pessoas da comunidade com perfil empreendedor, através de vários contatos informais, resolveram reunir-se, e por meio de uma percepção orientada pelo diálogo, pela integração do conhecimento, pelo exercício da criticidade, da curiosidade epistemológica e pela busca do desenvolvimento regional e do país, consagraram seus ideais no desafio de construírem uma Instituição de Ensino Superior comprometida com a responsabilidade social que por definição, é um elemento intrínseco ao seu projeto pedagógico.

Nessa perspectiva, desses encontros foi possível sistematizar uma proposta educacional que se apresentou organizada em três grandes eixos de atuação/ações e articulação do grupo de professores universitários com a sociedade regional de modo sistêmico, democrático, ético e transparente.

A primeira ação foi a consulta de mercado através de realização de pesquisa de campo, no município de Indiara e entorno a fim de verificar as necessidades e viabilidades de se instalar na cidade de Indiara uma Instituição de Ensino Superior.

De posse dos resultados da pesquisa que foram bastante positivos, sinalizando uma demanda por cursos superior significativa e abrangente para as regiões aferidas, o grupo de professores universitários se entusiasmou ainda mais e foi marcada uma segunda reunião, agora com empresários locais, lideranças políticas e da área da educação do município de Indiara.

A ideia foi muito bem recepcionada por todos os presentes, e ratificado mais uma vez o anseio da região por cursos superiores de qualidade e excelência, tendo em vista que sua consolidação traria mais potencialidades para o Município e cidades vizinhas.

Considerando a concretização da viabilidade da Instituição para o município de Indiara, partiu-se para a segunda ação, onde foi dada novamente à comunidade a oportunidade de refletir e opinar livremente sobre sua necessidade precípua de formação em um contexto mais geral. Logo, uma segunda pesquisa de campo foi encomendada, agora com o objetivo de verificar quais os cursos seriam mais demandados para o início de suas atividades. Com a parametrização dos resultados foi possível observar que o mercado pendia com maior afinco para a Licenciatura em Pedagogia, e os bacharelados em Administração e Ciências Contábeis, além de outras solicitações para cursos de Tecnologia que serão atendidas em um segundo momento. Registra-se também, tendo em vista o processo e trajeto de consolidação da IES, a pretensão para a verticalização na educação, por meio de cursos de pós-graduação lato-sensu e stricto-sensu. Observa-se que as indicações dos cursos de nível superior citados nas pesquisas de campo são apenas uma pequena fração do que será necessário para atender a uma demanda de formação profissional, já bastante significativa, que se encontra reprimida no município de Indiara, bem como em vários outros municípios circunvizinhos.

Em fase posterior, a terceira e última grande ação para concretização da proposta, foi a elaboração de um projeto de Instituição de Ensino Superior que fosse capaz de promover a educação com qualidade, com responsabilidade social, com respeito e seriedade, sabendo que esta, em essência, é direito universal fundamental para se viver, e que estes são conceitos que se somam para um trabalho de excelência em todas as suas vertentes. Neste interstício, várias fazes foram se concretizando, sendo elas o desenho da estrutura física; a ratificação da proposta para implantação dos Cursos de Administração, Ciências Contábeis e Pedagogia; o planejamento da organização acadêmica; a procura por corpo docente qualificados na região, que por sua vez, revela-se como desafio, devido às lacunas existentes nas qualificações dos professores, restando evidente que grande parte do corpo docente necessitará ser seletado de outros municípios vizinhos e até mesmo da capital do presente Estado; a solicitação do credenciamento da IES no sistema E- mec e por fim a criação da mantenedora.

Vislumbra-se, por todo o mapa estratégico proposto, que o objetivo principal dos mantenedores é expandir a oferta de serviços educacionais, ampliando as oportunidades de acesso à educação para as regiões mais distantes dos grandes centros urbanos. Para tanto, o projeto pedagógico e a estrutura física da FAIND foram planejados para agregar valor à formação dada aos seus alunos, na produção de conhecimento e no desenvolvimento da região e do país.

  • Responsabilidade – Assumir-se como propagadores da responsabilidade socioambiental, da sustentabilidade, da preservação da memória institucional, da responsabilidade pela excelência acadêmica, da eficácia organizacional e da inovação.
  • Cooperação – Todos os órgãos trabalhando em colaboração uns para com os outros para alcançar objetivos e metas comuns, regendo-se pelo apoio mútuo, pela cordialidade no atendimento da comunidade interna e externa.
  • Justiça e Respeito – Comprometer-se a funcionar de acordo com princípios da equidade, da ética, da justiça social, do respeito à diversidade, da valorização do ser humano, da valorização do meio ambiente, da inclusão social e da transparência nos processos e da preservação da memória institucional.
  • Excelência – Esmerar-se para alcançar o mais elevado nível de excelência do ensino, da qualidade na prestação de serviços educacionais, da qualidade dos professores e qualidade da infraestrutura.

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